Entrevista – Jornal de Pernambuco

Bull Press

 

Na íntegra, entrevista cedida a Hugo Viana:

Gostaria que falasse um pouco sobre como surgiu a história; em que sentido suas próprias experiências/memórias se misturam à ficção? Como foi o processo de juntar essa grande quantidade de pequenas histórias dentro de um todo único e coerente?
– Assim que terminei o Lobisomem Sem Barba (LSB), da Balão Editorial, fiquei na gana de fazer minha primeira HQ. Tinha três monólogos da personagem Deisy Mantovani prontos e uma imagem que não me saía da mente, uma cena de transformação intensa.  O que fiz foi preencher as lacunas, criando algo que sustentasse aquele simbolismo final (não se preocupe que não darei spoiler). Para contrapor e validar o surrealismo e nonsense, precisava ter um elemento real forte, acreditando que, ao justapor isso, a leitura teria uma vibração maior – mesma teoria das cores complementares (vide pós-impressionistas). Busquei trabalhar isso através da personagem, tornando-a a mais natural possível. Um dos motivos de faze-la uma ilustradora freelancer recaem sobre essa vontade de auferir legitimidade, é um terreno pantanoso que eu conheço bem. Muito do que ela experimentou enquanto profissional tive que digerir também. E alguns casos são bem intragáveis. Vida marvada…
Sobre a composição da história com tantos elementos houve um principio de tecelagem. Os elementos vão se costurando a trama. Por exemplo: Deisy assiste ao filme Invasores de Marte logo no começo. Um pouco mais a frente, sequestradores usando a mesma máscara do filme aparecem em cena. O personagem sequestrado retorna de uma maneira absurda. São vários pequenos casos como esse sendo cosidos no tecido narrativo que possui uma linha principal e duas adjacentes. O retorno desses elementos criam essa “coerência”. Algo cada vez mais influente como a realidade virtual na maneira como lemos o mundo também foi usada para tornar a experiência mais realista.
O que te atrai no gênero ficção científica? Quais tuas principais referências/lembranças nesse gênero?
– A estética do dieselpunk, a Space Opera, mutações genéticas, distopias…. Ficção científica é a arte de inventar possibilidades. Algumas cruéis, mas nem por isso menos fascinantes enquanto literatura. 1984, Admirável Mundo Novo, Farenheit 451, títulos óbvios. O caráter gore acontecendo em um filme como A Mosca. Melancolia do Trier pode ser encarado como ficção científica? Mas confesso, minha memória afetiva está voltada à Jornada nas Estrelas (série clássica). É ouvir aquela música tema e… Não foi à toa que Gorn virou um pinguim de geladeira em Bulldogma.
Como foi aproximar um clima de pesadelo e sci-fi com os dramas do cotidiano? 
– É isso que estamos vivendo, não é? (risos) O caráter sci-fi existe no quadrinho quase que totalmente de maneira subjetiva. Temos ali três camadas narrativas. O dia a dia da ilustradora, as inserções ao final de cada capítulo envolvendo a raposa e os pesadelos/surrealismos. A Deisy está escrevendo sua primeira HQ e, em dado momento, percebemos que uma cena anterior refere-se a esse quadrinho. Essa metalinguagem e elementos sobrenaturais, a meu ver, traduzem melhor as incertezas emocionais da personagem. Como respondeu Frida Kahlo: “Nunca pintei sonhos, apenas minha própria realidade”.
Fala um pouco do processo de criação da personagem. O que te fascinou em Deisy? Você parece tocar em sentimentos recorrentes das pessoas perto dos 30, confusas emocionalmente, profissionalmente, mas adaptados dentro de uma narrativa aberta; como foi esse equilíbrio?
– Foi ela quem me construiu. (risada forçada) Uma antagonista do mundo, alguém a deriva, desprezando qualquer habilidade social, movida por instintos, independente ou quase isso, era a voz que eu queria para o Bulldogma. Ela surgiu no livro anterior, no LSB, tempestiva como sempre e arcando todas as consequências. Nisso ela difere do sentimento de delegar a culpa ao outro. Se ela tiver que ir para o inferno, irá como Jerry Lee Lewis, tocando seu piano. Em uma das falas, ela diz: “meus relacionamentos todos terminaram porque deixei de ser outra pessoa para ser eu mesma”. Construí a personagem pensando nisso, em alguém disposta a agir de acordo com sua própria natureza, em autenticidade. A voz dela é tão presencial que traz o equilíbrio para si, equilíbrio narrativo, porque ela mesma está em um espiral de vertigens.
Quais as possibilidades narrativas de se ter uma artista como protagonista de uma história?
– Metalinguagem, realismo fantástico, romper as leis da física ao menor gesto. Por ela ser uma artista, uma simples infiltração no teto torna-se uma comédia de absurdos. Acho que a melhor de todas as possibilidades é a imprevisibilidade.
Gostaria de saber um pouco sobre as etapas de criação. É um roteiro amplo e diverso, toca em várias questões, e as imagens parecem acompanhar essa natureza volátil. Como foi estruturar todas essas ideias?
– Foi como o jazz. (pausa para ouvir Miles Davis) Deixei a personagem e a história indicarem o caminho. Montava o texto da página. Ao desenha-la, os últimos quadros me apontavam outros desdobramentos. É preciso estar aberto a esse tipo de narrativa, perceber seu ritmo e respeita-lo. Às vezes uma personagem resolve pegar o caminho mais difícil. Não é raro sacar um autor impondo sua vontade, fazendo-a pegar a via mais fácil para poupar seu tempo. Sinto-me enganado, enquanto leitor, quando isso acontece. Claro não é fácil ouvir sua personagem, e uma que vive de escolhas erradas demanda muito mais trabalho – várias cenas foram cortadas da edição final. Há algo de Hemingway aí: escrever embriagado, editar sóbrio. Bulldogma me possibilitou explorar várias narrativas. Durante o processo, li a tal matéria sobre a venda de um imóvel, onde o proprietário anunciava os casos de abduções alienígenas. Era isso! Ali estava a atmosfera que eu queria. Assim como no LSB temos a sensação de sermos observados por um animal de pelos, caminhando à margem de cada página. Resolvi fazer o mesmo em Bulldogma, criando essa latência alienígena, como se impregnasse as páginas com DNA extraterrestre.
Você é pintor, escultor, escritor. Como seleciona o meio de expressão adequando para comunicar uma ideia? Nota alguma particularidade ou sentimento de continuidade entre os trabalhos de diferentes formatos?
–  Não sei precisar o que me leva a definir a ferramenta adequada para transmitir cada conceito ou sensação que eu queira, acredito que seja algo intuitivo. Definido o meio, as coisas se articulam por si só. Mas a imagem, mesmo na literatura, é preponderante e acaba sendo um recurso para algo mais. Nesse “algo mais” reside o sentimento de continuidade. Percebi isso só depois de ter escrito o livro, feito o quadrinho, mais recentemente, com os ensaios fotográficos, os meios se articulam. Há algumas variações mas a matéria prima é a mesma. Transmutação, auto-ironia, insubordinação, algo que respire obcecado por vida, me interessa tudo aquilo que extrapola os limites sem precisar fazer um escarcéu por causa disso.  Há um sentimento silvestre em tudo.

 

 

Deixe um comentário